« Home | A caminho do trabalho esmurrei três casais que ous... » | Encalhados no MondegoFarto de rios nascidos em Esp... » | Jean-Marc, le plombier era o único lá no bairro co... » | Apesar dos esforços eclesiásticos e governamentais... » | Pois o Tolan promete que no próximo ano vai subir ... » | A primeira reunião de encalhados pela capital cast... » | GoaConnectionNamaste encalhados de todo o mundo! E... » | Hoje mal acordei fui tirar análises para confirmar... » | O DIA EOs encalhados são pessoas agradáveis porque... » | NEM SÓ DE ENCALHADOS VIVEM AS EXPRESSÕES DÚBIASJer... »

Encalhados em Coimbra, o Basófias volta a fazer das suas.

Antes de mais prometo ser sucinto.
Coimbra é uma cidade com cerca de 2000 anos, herdeira de muitas culturas e tradições que no entanto tem um elemento comum à cidade que já teve vários nomes e povos residentes: o rio.
Mondego, que significa rio limpo (a ETAR funciona bem desde o tempo em que a cidade se chamava Aeminium ou "cidade dos barcos encalhados seis meses por ano"), era conhecido por ser um rio temperamental pois no Verão passava-se a pé e no Inverno inundava toda a baixa da cidade. Ora, nas épocas em que não inundava era também conhecido por Basófias porque parecia mais um riacho que um rio e os barcos encalhavam até que as chuvas lhe dessem vida e inundasse de novo a baixa da cidade. Felizmente veio um ditador que além de destruir a velha alta da cidade construiu uma barragem na Aguieira que passou a controlar as loucuras do Basófias. Passado umas décadas construiu-se o Açude Ponte que destruiu parte do Choupal mas que deu um ar decente ao rio, parecendo que tem um caudal constante e dando um ar de cidade europeia à Lusa-antenas.
Tudo isto para vos contar que Coimbra é por natureza uma cidade de encalhados. Dantes eram os barcos, agora são os habitantes. Não todos claro, ainda há muita gente triste que se casa e tem filhos, Coimbra é uma cidade onde a natalidade é alta relativamente ao país e até tem uma maternidade, no entanto ainda se pode encontrar gente encalhada com alguma facilidade.
Não vou contar como foi no sábado porque demasiado texto num só poste se torna aborrecido, mas já ficam com uma ideia desta cidade encalhada desde o início da história.

Etiquetas: , ,

verdade seja dita. é pa encalhar mesmo.

Enviar um comentário

Encalhados

Inês Lamarencalhada
Gonçalencalhado
Ritencalhada
Sousencalhado
Escafandro Encalhado
Mourinho Encalhado
Marcos Encalhado
Natacha Encalhada
Le Fantencalhado

Hino Encalhado

Nós somos os puros encalhados
vivemos com os olhos esbugalhados
fizemos uns versos engraçados
e ja estamos embriagados!

Lincalhados